quinta-feira, 13 de março de 2014

D&D Next - o que sabemos


Algumas novidades e notícias sobre a próxima edição de D&D, segundo participantes dos playtests:

* Classes de personagem: até agora foram confirmadas Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guardião (ranger), Guerreiro, Mago, Paladino, Feiticeiro, Bruxo (warlock) e, infelizmente "Monge" (na verdade o lutador de kung-fu das edições anteriores... blergh!). Há boatos sobre uma suposta 13a classe de personagem, que ainda não foi divulgada.

* Vantagem/desvantagem: se um PC tiver a vantagem em uma determinada ação, o jogador faz o teste duas vezes, e escolhe o melhor resultado.

* Backgrounds: todo PC tem também um background (histórico de personagem) além de sua raça e classe. É um modo de personalizar o personagem, dando-lhe algumas perícias bônus. Exemplos de históricos incluem plebeu, pirata, sábio e espião - e não estão vinculados a classes específicas, o que significa que podemos ter guerreiros espiões e magos piratas.

* Sistema de magia: retorno ao sistema tradicional, mas com uma modificação importante. Personagens ainda precisam preparar magias com antecedência, mas podem lançar de maneira espontânea quaisquer magias que eles tenham preparado. Por exemplo, se um mago pode lançar três magias de 1o Círculo por dia e preparou magic missile, feather fall e shield, ele pode lançar a mesma magia três vezes, cada uma dela apenas uma vez ou qualquer outra combinação (eu já usei isso como "regra da casa" em uma campanha de AD&D, com ótimos resultados). Algumas magias  podem ser lançadas sem preparo prévio como rituais, desde que estejam no grimório do mago. Rituais levam 10 minutos para serem lançados. Cantrips são ilimitados - os magos podem utilizá-las quantas vezes quiserem.

* Bounded accuracy: toda aquela bobagem de "encontros equilibrados" foi finalmente descartada. Esse sistema garante que algumas coisas sejam matematicamente impossíveis de matar para um grupo de nível baixo e faz com que quaisquer oponentes sejam mortais em grandes números (por exemplo, um bando grande de goblins representa perigo para um grupo de aventureiros de alto nível). De certa forma, lembra muito o sistema do AD&D, mas com uma fórmula matemática para ajudar mestres iniciantes.

* Situações sociais: há uma mecânica para resolver situações sociais baseada em Carisma que é uma versão aperfeiçoada do sistema da 2a Edição.

* Exploração: há um sistema interessante de exploração do mundo. Por exemplo, cada PC pode assumir uma tarefa durante uma viagem ou jornada (vigiar, obter comida, mapear, etc.) e o grupo decide a velocidade do deslocamento (lento, moderado, rápido); essas escolhas determinam não apenas o tempo de viagem ou a chance de encontros, mas probabilidade de serem pegos de surpresa.

* Combate: rápido e simples como no AD&D e D&D Clássico e dispensa a obrigatoriedade de mapas e miniaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário