quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Estereótipos irritantes



É fato: todo GM/DM com certa experiência já teve um PC estereotipado em sua campanha.

Não estou me referindo aqui a conceitos, arquétipos ou classes de personagens, que são ferramentas úteis e que ajudam a definir um personagem, mas de tipos de personagens que são tão lugar-comum que chegam a ser irritantes e que não possuem outras qualidades ou características além do estereótipo em si.

Há vários exemplos comuns, como o bárbaro grande, forte e burro, o gnomo cientista louco, o contrabandista amoral e egoísta, o street samurai caladão e clone do Wolverine, o vampiro emo chorão, o ex-militar e resolve tudo no tiro ou na porrada, o personagem amnésico, o guerreiro que usa katanas (como se fosse a melhor espada do mundo - longe disso), o membro de uma raça maligna mas que é "caçado e oprimido" (detesto drows e tieflings por isso), etc.

Para mim, um dos estereótipos mais irritantes é o do anão guerreiro caótico, bêbado, ganancioso, brigão e fanfarrão. Com uma única e raríssima exceção, todo PC anão que tive em minhas campanhas seguia esse estereótipo ridículo à risca. A coisa ficou tão insuportável e comum que hoje proíbo esse tipo de PC nas minhas campanhas.

Eu sinceramente não sei de onde surgiu esse conceito. Alguns outros estereótipos insuportáveis (como o drow renegado bonzinho) têm origem clara; o anão despirocado, para mim, é um mistério.
.
Ora, os anões de fantasia são plagiados inspirados nos anões de Tolkien, e não têm nada a ver com o estereótipo acima. Pelo contrário - tanto nas obras do professor quando na maioria dos livros de RPG de fantasia medieval (por exemplo, Player's Handbook de AD&D, GURPS Fantasy Folk, Warhammer Fantasy, etc.) eles são descritos como ordeiros, leais, honrados, diligentes, perseverantes, dedicados a seus clãs, possuidores de forte senso ético e moral, e avessos ao caos e à anarquia.

Talvez o anão caótico tenha surgido, originalmente, como meio de diferenciar um personagem do restante da raça. Mas se foi isso, acabou tendo efeito justamente contrário ao tornar-se um outro tipo de estereótipo. E bem irritante, por sinal.

Enfim, quer insistir nesse estereótipo ridículo e ser um anão caótico na minha mesa? Ok, mas você será um exilado de alguma cidade dos ananos, terá o rosto tatuado com runas - como é costume - e dependendo do motivo de seu exílio, qualquer anano poderá matá-lo sem repercussão.

Quer fazer um anão "diferente"? Faça um clérigo, um cruzado ou um guerreiro-ladino explorador cujo principal objetivo é recuperar tesouros históricos, artísticos e mágicos de seu povo em ruínas abandonadas. Ou, ainda, que tal um paladino anano? Sim, são muito raros (mais do que paladinos humanos), mas existem em minhas campanhas.

Concorda? Discorda? Possui algum estereótipo em particular que você odeia? Fique à vontade para fazer seus comentários.






Nenhum comentário:

Postar um comentário