quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Bem-vindos!


Caros Leitores, bem-vindos.

Como esta é a primeira mensagem deste blog, vou aproveitar a oportunidade para apresentar seu propósito e finalidade e explicar a origem do nome.

Tudo começou no ano passado, quando procurava algumas informações sobre a segunda edição do AD&D (Advanced Dungeons & Dragons). Foi aí que me deparei, meio que por acaso, com o movimento Old School (Velha Escola) entre jogadores veteranos de RPG e sua força na “blogosfera”.

Esse movimento surgiu no final da década de 1980, época que marca a saída de E. Gary Gygax da TSR, motivado em parte por nostalgia e em parte como uma reação de jogadores veteranos àquilo que eles viam como a “perda da essência” do (A)D&D.
.
Há poucos anos atrás, com o advento da internet, o movimento ganhou novo fôlego: surgiram, então, vários clones do D&D antigo (tanto do sistema original de Gygax e Dave Arneson publicado nos anos de 1970, como de suas posteriores revisões escritas por Tom Moldvay e Frank Mentzer) e do AD&D Primeira Edição, como OSRIC, Labyrinth Lord e Castles & Crusades.

Na mesma época descobri o quanto edições antigas do AD&D, inclusive a segunda edição, ainda têm um público bastante fiel na América do Norte – inclusive muitos jogadores que começaram com esta edição do jogo, mudaram para edições posteriores e agora retornam a ela.

Porém, embora este blog seja inspirado pela blogosfera Old School ele não é, estritamente falando, um blog Old School. E nem poderia, por dois motivos: primeiro, não posso ser considerado um legítimo seguidor da Velha Escola, pois não vivi a “era de ouro” do RPG na década de 1970; aliás, comecei a jogar somente na década de 1990. Segundo, não concordo com muitas das convenções da Velha Escola tradicional, provavelmente porque eu conheci o AD&D em sua segunda edição, com todas as características que os puristas detestam e que eu adoro (como tramas e cenários mais elaborados e complexos, ou o aumento da influência do estilo de Fantasia Épica em detrimento do estilo Espada & Magia das edições originais).

Por outro lado, também não gosto da Nova Escola que vem sendo seguida pelos RPGs mais recentes e sua preocupação excessiva com equilíbrio do grupo e táticas de combate, suplementos que se perdem em meio a um tsunami de talentos e classes de prestígio repetitivos e redundantes, regras desnecessariamente complicadas, incentivo à min/max dos PC's, influência dos MMRPG’s no design dos jogos, livros de monstros que só trazem estatísticas e informações de combate, corporativismo, abandono das raízes do jogo, etc.

Onde me encaixo, então? Levando-se em conta que, a meu ver, a Segunda Edição é um aprimoramento – em vários sentidos – das edições anteriores e não sofre dos problemas das edições mais recentes, eu poderia ser classificado como um jogador de Middle School (ou Média Escola).

Portanto, o objetivo deste blog é compartilhar minhas idéias, visões e opiniões sobre sistemas clássicos de RPG, principalmente, mas não limitado, ao AD&D 2a edição – até porque acredito que não sou o único brazuca que ainda prefere a segunda edição.

Sobre o nome “grognard”: é um termo francês que significa “resmungão” (quem me conhece, pode dizer que caiu como uma luva para mim...). Historicamente o termo era dado aos membros veteranos da Guarda Imperial do Exército Francês de Napoleão, que tinham o hábito de sempre resmungar e reclamar na presença do imperador – o que lhes valeu o apelido Les Grognards. Posteriormente o termo entrou na cultura popular nos anos 70, quando era utilizado como apelido de jogares veteranos de jogos de guerra (war games). Por extensão, acabou adotado por jogadores de RPG para designar aqueles que preferem sistemas "clássicos" ou as versões antigas de qualquer sistema.
.
Uma nota final: esta é minha primeira tentativa em manter um blog, então peço aos meus leitores um pouco de paciência até eu pegar o jeito da coisa. Do mesmo modo, tentarei manter uma certa freqüência (pelo menos semanal) entre as postagens.

Fico por aqui. Até a próxima postagem.
.
Ricardo

3 comentários:

  1. Adorei!!
    Agora vou poder entender um pouco mais de RPG!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Descobri seu blog no tweeter sobre o Arneson.
    Eu também comecei nos anos 1990 e com AD&D 2nd. Passei por todas as edições e após descobrir a cena gringa do old School, resolvi experimentar o AD&D 1st e é o que tenho jogado nos últimos 3 anos. Não costumo ler blogs brasileiros, mas para o seu darei uma chance! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por prestigiar o blog. Ele ficou um tempo parado, mas como comecei com um grupo de AD&D 2nd recentemente, voltei a escrever também. Abraço.

      Excluir