quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ainda regras

.
Para não ser injusto e parecer que eu só sento a pua na 3a Edição (e eu faço isso bastante), admito que apesar dos pesares, há duas coisas boas nas regras da 3E. A saber:

- Livrar-se do THAC0 e da classe de armadura decrescente, dois conceitos que, a meu ver, sempre foram problemáticos. O primeiro porque envolvia matemática desnecessária; o segundo porque não era nem um pouco intuitivo. E, por incrível que pareça, o THAC0 foi um avanço em relação às tabelas de combate da primeira edição...

No entanto, essa simplificação já havia sido testada nos últimos dias da 2a Edição, em um artigo escrito por Peter Adkison (!!) na Dragon Magazine no. 249 (julho de 1998), onde o autor introduzia os conceitos de Valor de Ataque e Valor de Defesa em substituição ao THAC0 e à Classe de Armadura decrescente.

Admito que essas sugestões funcionam muito bem, são muito mais intuitivas e simples, principalmente para novatos, e eu as utilizo em todos os meus jogos de AD&D 2E desde então.

- Enxugar os testes de resistência. Eu nunca entendi porquê raios havia cinco testes de resistência no jogo, alguns deles um tanto quanto redundantes - ora, se Lorde Valdemort ataca meu PC com um raio da morte, não faz muita diferença em termos de jogo se ele utiliza sua varinha mágica ou suas próprias mãos para lançar o feitiço.

Como gostei muito dos novos testes de resistência, acabei adaptando os testes de Fortitude, Reflexos e Força de Vontade em meus jogos.

Tudo em nome da simplicidade, elegância e jogabilidade.

Até a próxima.

Ricardo

2 comentários:

  1. Os cinco testes de resistência dão conta da natureza abstrata da rodada de combate de um minuto nas primeiras edições. Da pra escrever um artigo sobre isso. Sentido existe, mas gosto é gosto =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, no meu caso, foi questão de gosto, mesmo. Tanto que eu nem adaptei o sistema de saving throws do d20. Simplesmente peguei 3 das 5 originais (Death/Poison, Breath Weapons e Spells) e e mudei seus nomes. Uso há mais de 10 anos, acho bem mais "enxuto" e, mais importante, os jogadores gostaram bastante. Obrigado pelo comentário.

      Excluir